O smartphone pode espionar você mesmo não conectado à internet

 Um smartphone tem a capacidade de realizar atividades invasivas em relação ao seu proprietário, mesmo quando o dispositivo não está conectado à internet.

O smartphone pode espionar você


De acordo com especialistas, os smartphones são constantemente responsáveis pela coleta de dados dos seus proprietários, e a ausência de conexão com a internet não garante a segurança desses dados.

Durante uma entrevista concedida à agência Prime, Shamil Magomedov, chefe do Departamento de Sistemas Inteligentes de Segurança da Informação do Instituto de Segurança Cibernética e Tecnologias Digitais da Universidade Tecnológica Russa, afirmou que os smartphones modernos são capazes de coletar informações, como a localização geográfica de uma pessoa, imagens capturadas pela câmera, e muitos outros dados, independentemente da presença de conexão com a internet no telefone.

Por exemplo, os metadados de arquivos de imagem, que contêm informações sobre o local e a hora em que foram capturados, são armazenados na memória interna do smartphone. No entanto, assim que o dispositivo é reconectado à internet, esses dados são transferidos para o armazenamento em nuvem, como explicado por Magomedov.

Além disso, o especialista ressalta que informações confidenciais também são armazenadas no cartão SIM do smartphone. Esses dados podem incluir os contatos do usuário e o histórico de movimentações. Surpreendentemente, mesmo um smartphone recém-adquirido e desembalado já começa a coletar uma considerável quantidade de informações em benefício do fabricante.

A inteligência artificial empregada no chatbot ChatGPT também corroborou a afirmação de que smartphones têm a capacidade de coletar dados que podem ser repassados a potenciais invasores quando estão conectados à internet.

Esses dados podem incluir informações de contatos telefônicos, registros de calendário, histórico de mensagens e chamadas, além de fotos, vídeos e dados sobre os aplicativos em execução no dispositivo. Ademais, sensores como GPS, acelerômetro e outros também são mencionados como fontes de dados suscetíveis a serem coletados.

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.