YouTube encerra o recurso YouTube Stories

 A empresa líder na indústria de vídeos está direcionando seus esforços para os Shorts do YouTube e as postagens da comunidade.

YouTube encerra o recurso YouTube Stories
Ilustração Fotográfica de Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images


Os usuários da plataforma YouTube estão habituados a assistir a histórias que expiram após um período de sete dias. Contudo, a partir do próximo mês, o recurso YouTube Stories será permanentemente desativado.

De acordo com informações fornecidas pelo próprio YouTube, os criadores que utilizaram tanto o YouTube Shorts quanto o YouTube Stories constataram que os Shorts conseguiram atrair "significativamente mais" assinantes em comparação com as histórias (Stories).

No dia 26 de junho, o YouTube tomará a decisão oficial de encerrar definitivamente o recurso conhecido como YouTube Stories. A partir da próxima segunda-feira, os usuários serão impedidos de criar novas histórias no YouTube.

Vale ressaltar que qualquer história criada antes dessa data continuará a seguir o padrão de expiração estabelecido, ou seja, permanecerá visível por um período de sete dias a partir da data de sua criação. Como resultado dessa mudança, a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de julho, não será possível visualizar mais nenhuma história do YouTube.

O YouTube justificou sua decisão de descontinuar o recurso YouTube Stories com base na necessidade de direcionar seus esforços para recursos mais recentes e populares. Especificamente, a empresa concentrou-se no desenvolvimento e aprimoramento de seu recurso de vídeos curtos, conhecido como YouTube Shorts, além das postagens da comunidade.

Recentemente, a plataforma lançou as postagens da Comunidade em todos os canais do YouTube, sendo esse um recurso que anteriormente estava disponível somente após um canal atingir a marca de 1.000 inscritos.

"Em um comunicado publicado em seu fórum da comunidade, o YouTube afirmou que atualmente existem diversas maneiras de criar conteúdo na plataforma, incluindo postagens na comunidade, vídeos curtos, formatos longos e transmissões ao vivo. Com o objetivo de priorizar esses recursos principais, o YouTube decidiu desativar o recurso Stories.

Apesar do desaparecimento das histórias, a plataforma observou que as postagens da comunidade e os vídeos curtos do YouTube têm se mostrado excelentes alternativas, capazes de proporcionar conexões significativas e conversas valiosas com o público", destacou o comunicado oficial.

Similarmente ao YouTube Shorts, que é a resposta da empresa para competir com o domínio do TikTok no espaço de vídeos curtos, o recurso YouTube Stories foi desenvolvido como uma resposta da plataforma ao popular recurso Stories do Instagram. O YouTube Stories foi inicialmente disponibilizado para um grupo seleto de criadores em 2018 e, posteriormente, lançado oficialmente em 2019.

Esse recurso possibilitava que criadores com um mínimo de 10.000 inscritos criassem compilações efêmeras de vídeos curtos, que apareciam na página inicial dos assinantes. As histórias do YouTube possuíam uma duração de 7 dias antes de expirar, assim como as histórias do Instagram, que também são temporárias.

Entretanto, no contexto do YouTube, o recurso Stories nunca alcançou o mesmo sucesso que outros recursos disponíveis na plataforma.

O YouTube também destacou que as postagens da comunidade, agora mais amplamente acessíveis, proporcionam uma interação mais enriquecedora com os assinantes. Recentemente, a empresa lançou um recurso que permite que as postagens da Comunidade expirem após 24 horas, a fim de atender à demanda por conteúdo efêmero por parte de alguns criadores que apreciavam a natureza transitória das Histórias.

Embora haja, sem dúvida, usuários que possam lamentar a desativação do recurso YouTube Stories, é benéfico ocasionalmente desativar recursos menos utilizados para evitar a sobrecarga da plataforma com opções excessivas e confusas. Essa estratégia, por sua vez, pode garantir que o tráfego de vídeos e canais não seja desviado.

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.