Em 2022, o Canadá planeja implementar uma tarifa sobre as grandes empresas relacionadas ao ramo de tecnologia e que disponibilizam serviços digitais aos seus clientes.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, está planejando uma forma de garantir que as grandes empresas desse ramo, tais como a Alphabet e o Facebook, por exemplo, paguem os impostos cabíveis à sua atuação e renda conquistada nesse mercado.
O país está preocupado com o atraso no acordo para esse recebimento, valor que pode chegar até 3,4 bilhões de dólares canadenses (equivalente à 2,6 bilhões de dólares) no período de 5 anos após a medida ser aprovada. Estima-se que essa regra entre em vigor no primeiro dia de 2022 para a cobrança de taxas.
A estratégia surgiu por observar que os canadenses estão solicitando um formato mais justo de cobranças de impostos, indicando que todos devem pagar o que é justo e cabível de acordo com seus ganhos, criando um sistema tributário equilibrado.
Se necessário, o Canadá vai agir unilateralmente para que as gigantes corporações multinacionais do meio digital sejam cobradas de maneira justa assim como qualquer outra empresa atuante no país.