Mais 16 estados do Brasil começam a bloquear celulares piratas

No dia 07/01/2019, Estados de mais três regiões começarão a receber o alerta sobre o bloqueio de celulares piratas. Estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), dois estados da Região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e em alguns estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará, Roraima).

O procedimento vai valer apenas para celulares habilitados nas redes das operadoras a partir de 07/01/2019, não sendo prejudicados aqueles que ativaram aparelhos irregulares antes desta data. A partir de 25/03/2019, serão feitos os bloqueios (75 dias após o recebimento das mensagens).

Celulares irregulares são aqueles que não tem homologação da Anatel, que não seguem padrões de segurança e outros requisitos estabelecidos pela Agência. Aparelhos piratas podem provocar incêndio, superaquecimento, emitir radiação ou explodir, pois não passou pelos testes necessários.
celular pirata

Quem ativar um celular pirata receberá a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

Na véspera do bloqueio, o celular recebe o a mensagem de que o IMEI será bloqueado. O IMEI é um código composto por 15 dígitos que permite identificar a marca e o modelo do celular.

No Distrito Federal e em Goias, foram bloqueados cerca de 108 mil aparelhos irregulares.

Como Descobrir Se Meu Celular É Pirata?


Você deve acessar o site da Anatel http://www.anatel.gov.br/celularlegal/ e digitando o IMEI do seu aparelho que pode ser encontrado na caixa do produto ou então você pode ligar para *#06# no app de telefone.

Fonte: https://www.minhaoperadora.com.br/2019/01/estados-de-mais-tres-regioes-comecam-a-bloquear-celulares-piratas.html

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.