quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aplicativos para Smartphones e seus problemas de privacidade

By
Aplicativos para Smartphones vem se tornando uma parte importante das nossas vidas diárias. Podemos usar diferentes programas para celular para planejar nosso final de semana dependendo do tempo por exemplo, também podemos checar noticias e esportes ou até checar o que esta acontecendo em nossas casas através de câmeras de segurança.

O problema é que com muitos desses aplicativos, uma terceira, quarta e até quinta pessoa pode ter acesso a essas informações que estão sendo transferidas e que você possivelmente autorizou mesmo sem saber.

É por isso que é tão importante, antes de autorizar a transferência de informações, saber exatamente o que você esta aceitando, assim como investigar se a companhia para a qual você esta dando permissão é de confiança ou não. Você ficaria surpreso se soubesse exatamente tudo que pode ser descoberto através desses aplicativos e o que pode ser feito com o seu Smartphone por fontes externas, as quais você autorizou. Possivelmente você já sabe que você pode ser localizado, mas você sabia que ligações também podem ser feitas usando o seu numero?

Algumas grandes companhias ainda estão sendo processadas pelo mal uso e distribuição de informações sobre seus usuários, e por isso é necessário ter cautela quanto aos aplicativos que você autoriza. No entanto  o problema não e só em relação às grandes companhias e sim aos aplicativos que elas distribuem. Por exemplo, um aplicativo distribuído pela “ iPhone app store” recolhia informações sobre seus usuários através de um aplicativo para telefones celulares e transferia para agências de publicidade sem os usuários saberem.

O mercado de aplicativos é relativamente novo e por isso esse tipo de situação já era de se esperar.
Parece que a única maneira de nos protegermos contra a invasão da privacidade é não ligarmos nossos Smartphones, no entanto felizmente ainda não precisamos ser tão radicais. Basta estar ciente do que você está aceitando antes de clicar em ok e somente usar apps que foram baixadas em sites seguros.

Fonte: Smartphoneapps

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.