Cuidado com links desconhecidos։ Eles podem gravar secretamente em seu telefone

 É fundamental estar ciente dos perigos associados ao uso de hiperlinks desconhecidos.

Criminosos têm empregado hiperlinks especiais que, uma vez acionados, podem comprometer a segurança e privacidade dos dispositivos móveis, como smartphones.

Igor Bederov, um especialista em segurança da renomada empresa T.Hunter, alerta sobre a gravidade dessa ameaça.

Em entrevista ao Gazeta.Ru, o especialista enfatizou que, ao clicar em um desses links, a vítima é direcionada para um site onde um código malicioso já está em ação, coletando informações cruciais do dispositivo.

Esses dados podem incluir as coordenadas GPS exatas do aparelho, detalhes sobre pontos de acesso próximos, bem como o endereço IP, entre outros.

Os chamados "links de rastreamento" são criados por serviços especializados em georreferenciamento, tais como Seeker, Trape, TrackUrl, entre outros.

O que torna esse tipo de ameaça ainda mais perigoso é que alguns desses serviços possuem recursos para ativar secretamente a câmera ou o microfone do dispositivo.

As informações capturadas dessa forma são então enviadas para servidores controlados pelos atacantes, permitindo uma invasão à privacidade das vítimas.

Esses links maliciosos costumam ser disseminados sob a aparência de sites legítimos, muitas vezes criados como páginas de phishing, com o intuito de despertar o interesse da potencial vítima.

Por exemplo, um criminoso que tem conhecimento de que a vítima planeja uma viagem ou está interessada em comprar um carro novo poderá criar um site falso de agência de viagens ou de vendas de carros.

Em seguida, enviará o link malicioso, disfarçado como uma oferta vantajosa.

É importante destacar que tais serviços de georreferenciamento não são utilizados apenas por criminosos, mas também podem ser explorados por representantes de agências de segurança, detetives particulares, cônjuges ciumentos e outros indivíduos mal-intencionados.

Para proteger-se contra o monitoramento indesejado por meio desses hiperlinks, é essencial seguir algumas regras de segurança básicas, as mesmas que ajudam a evitar cair em golpes na internet.

Em primeiro lugar, jamais clique em links de origem duvidosa ou desconhecida. A cautela é sua melhor aliada na prevenção de ataques cibernéticos e na salvaguarda de sua privacidade e segurança digital.

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.