Alexa permite iniciar aplicativos apenas com comandos de voz

As tecnologias por comando de voz estão tornando-se cada vez mais comuns. Diversos sistemas já são habilitados para realizar uma série de funções apenas com o reconhecimento das palavras.

Para inovar ainda mais nesse tempo, está sendo desenvolvido o recurso Alexa, que permitirá a abertura de aplicativos de Android e iOS apenas utilizando comandos de voz. O mecanismo, que está sendo criado pela Amazon, irá concorrer diretamente com Siri e Google Assistente, ainda que atenda aos requisitos dos dois sistemas operacionais.

Lançamento do sistema Alexa


Alexa já está disponível, desde 23 de junho, apenas como pré-visualização para os usuários, permitindo que a Amazon possa, com um grupo seleto de usuários, acompanhar o uso da ferramenta e corrigir possíveis falhas, além da implementação de melhorias.

Funcionalidades de Alexa


Por meio da utilização do mecanismo Alexa, será possível abrir aplicativos com simples comandos de voz. É possível explorar ainda mais suas funcionalidades e ir além, pesquisando determinado item ou entrando em uma categoria específica do aplicativo desejado. Por exemplo, ao solicitar o acesso ao Twitter com a inicialização da plataforma, é possível buscar por uma hashtag apenas utilizando os comandos de voz. A procura é realizada de maneira efetiva e rapidamente exibida na tela do celular do usuário.
Foto reprodução: Techtudo

Outro grande benefício é para quem deseja divertir-se com vídeos e, muitas vezes, encontra a posição perfeita do dispositivo móvel longe do toque do usuário. Para o TikTok, aplicativo bastante popular atualmente, é possível solicitar sua abertura e iniciar a gravação sem tocar na tela. Estima-se que o mesmo princípio possa ser aplicado à diversos outros aplicativos do mesmo gênero.

Quais as barreiras para Alexa?


Ainda que Alexa seja uma recurso inteligente, um dos principais obstáculos para a sua disseminação no mercado são os concorrentes Siri e Google Assistente, que são utilizados popularmente para dispositivos com sistema iOS e Android, respectivamente.

Os dois concorrentes de Alexa também são bastante avançados e tecnológicos. O Google Assistente, por exemplo, consegue iniciar determinada série no Netflix por meio do comando de voz do usuário, assim como o Siri também permite que um passageiro solicite um Uber para o destino desejado sem muitas dificuldades.

É necessário que Alexa atenda, além de novidades em questão de funcionalidades dos aplicativos que podem ser abertos, também aos comandos já disponíveis no mercado, permitindo tornar-se igual ou superior aos sistemas competidores.

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.