Anatel bloqueou 140 mil celulares piratas no país

Em novembro de 2017 postamos em nosso blog, que a Anatel estaria bloqueando celulares piratas a partir de maio de 2018. Pois bem, o prazo já se passou e recentemente foi divulgado que a Anatel já bloqueou 140 mil celulares clandestinos no Brasil.

Os bloqueios ocorreram inicialmente nos estados de Goias e Distrito Federal, onde desde fevereiro a agência enviou alertas por SMS aos utilizadores informando que o aparelho deixaria de funcionar nas redes. Dentro de 75 dias, os aparelhos deixavam de funcionar.

Nas primeiras duas semanas após os comunicados, foram barrados 37 mil dispositivos.

Foram bloqueados 69.994 celulares piratas no DF (DDD 61), mais 65.740 na macrorregião de Goiânia (DDD 62) e 3.202 na macrorregião de Rio Verde (DDD 64).

O bloqueio chegará em outros estados a partir do dia 23 de setembro, sendo eles,  Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins .

Já a terceira fase da operação vem a partir do trimestre de 2019. As regiões a serem informadas serão dos IMEIs irregulares serão as seguintes: toda região Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo.

O que é um celular pirata?


De acordo com a Anatel, celulares piratas são aparelhos que tem o IMEI não registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis.

Aparelhos importados como Xiaom,i Huawei e outras fabricantes não serão afetados pois eles possuem o registro no IMEI DB.

Como descobrir se meu celular é pirata?


Para isto você deve acessar o site da Anatel http://www.anatel.gov.br/celularlegal/ e digitando o IMEI do seu aparelho que pode ser encontrado na caixa do produto ou então você pode ligar para *#06# no app de telefone.

Fonte: https://arena4g.com/anatel-ja-bloqueou-mais-de-140-mil-celulares-piratas/ e https://arena4g.com/anatel-ja-bloqueou-mais-de-140-mil-celulares-piratas/

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.