BlackBerry e suas polêmicas: entenda de onde veio e para onde deve ir o primeiro smartphone da história


blackberry logo
Desenvolvido, primeiramente, como um tipo de pager bidirecional com teclado QWERTY, o primeiro BlackBerry surgiu para criar uma diferenciada solução móvel ao otimizar a troca de mensagens de texto com outros aparelhos. Como estratégia de lançamento, a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, participava de palestras e debates e distribuía um aparelho a cada um dos executivos, que poderiam utilizá-lo durante todo o dia. Ao final do evento, os CEOs e chairmen já estavam encantados com o gadget e acabavam levando unidades para casa – além de fecharem planos empresariais.

A partir de 2002, o aparelho ganhou acesso à Internet, desmistificando a idéia de que acessar sites pelo celular era algo praticamente impossível. Em casa, os smartphones iam parar nas mãos dos filhos dos executivos. Daí, o BlackBerry foi para o mundo: em 2007, a RIM já contava com 8 milhões de usuários. Em 2010, esse número saltou para 40 milhões e foi parar nas mãos de nomes ilustres, como o presidente Barack Obama e a apresentadora Oprah Winfrey.

Concorrente a altura

Apesar do sucesso, a RIM começou a ficar preocupada com o espaço no mercado a partir do lançamento do primeiro iPhone, em janeiro de 2007. Desde então, a empresa passou a realizar constantes atualizações em seu sistema operacional e a adotar estratégias diferenciadas de marketing para se manter competitiva.

Apesar de todas as tentativas, o aparelho da Apple abocanhou de vez a fatia de mercado que antes pertencia ao BlackBerry e o superou em número de vendas em 2010, o que é visível em qualquer pesquisa rápida em sites que vendem celulares e, principalmente, se analisarmos quantas pessoas conhecemos que têm um BlackBerry e quantos têm iPhones ou aparelhos de outras marcas.

Em 2013, a fabricante do primeiro smartphone esteve muito perto de ser vendida, mas contou com um aporte de US$ 1 bilhão pelo fundo FairFax Financial. A batalha, agora, é para voltar às origens e conquistar novos consumidores.

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.