Anatel revela que qualidade da banda larga fixa está dentro da meta

Nesta última sexta-feira (21), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um novo relatório que concluiu que a qualidade da banda larga fixa durante o mês de maio está dentro da meta estabelecida. Foram coletados dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios de voluntários residentes em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o relatório, todas as empresas avaliadas alcançaram as metas estabelecidas para os indicadores de velocidade instantânea e velocidade média durante o mês de maio. A primeira estabelece que as empresas devem garantir, no momento da conexão do cliente e em pelo menos 95% dos casos, velocidade equivalente a 20% da contratada.

Acompanhe na imagem abaixo, que a Oi do Paraná foi a empresa que obteve o pior desempenho, garantindo 20% da velocidade contratada em 97,09% dos casos. A GVT do Rio de Janeiro e a NET de Minas Gerais, em contrapartida, foram as únicas a garantir os 20% da velocidade contratada em 100% dos casos.

Porcentagem referente ao desempenho das operadoras nos estados analisados (Foto: Reprodução/Anatel)
Porcentagem referente ao desempenho das operadoras nos estados analisados (Foto: Reprodução/Anatel)

As metas que regulam a velocidade média estabelecem que as empresas devem garantir que a velocidade média aferida durante o mês (no caso, maio) atinja no mínimo 60% da velocidade contratada. O relatório concluiu que, a Oi do Rio de Janeiro obteve o pior desempenho dentre as empresas, alcançando uma média de 80,5% da velocidade contratada. A NET de São Paulo e do Paraná no entanto, alcançaram a média de 101,59% e 100,12% da velocidade contratada, respectivamente, obtendo assim o melhor desempenho.

Acompanhe os resultados no mapa a seguir:

Porcentagem referente ao indicador de velocidade média (Foto: Reprodução/Anatel)
Porcentagem referente ao indicador de velocidade média (Foto: Reprodução/Anatel)

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.