Apple é acusada de monopolizar preços de ebooks nos EUA


ipad -ebook
A Apple começou a ser julgada ontem (03/06), por formação de monopólio juntamente com 5 editoras para controle de preços de ebooks para os consumidores. A mais de dois anos, as empresas estão sendo investigadas por terem alterado o preço de seus negócios para dificultar a concorrência no setor e aumentar o valor do ebook para o cliente final.

A empresa norte americana será a única a responder penalmente por seus atos, pois as outras editoras entraram em acordo com a Justiça Americana prometendo mudar suas práticas comerciais e também concordaram em pagar 170 milhões de dólares em multas e restituições para os consumidores prejudicados.

As editoras envolvidas são as seguintes: A francesa Hachette, as americanas HarperCollins (grupo News Corp) e Simon&Schuster (CBS), a britânica Penguin (Pearson) e uma subsidiária da alemã Bertelsmann, Macmillan.

No passado, as lojas tinham a liberdade para decidir qual a margem de lucros que as mesmas gostariam de atingir nas vendas dos ebooks e isto era repassado diretamente para o consumidor. Com a chegada do Ipad em 2010, as editoras passaram a ter controle sobre o preços dos livros digitais e 30% da receita gerada com as vendas dos ebooks são repassadas para a loja, ocasionando uma elevação no valor do produto.

A Apple informou que não tem conhecimento sobre o modo que as editoras trabalhavam antes de sua chegada ao mercado e que a empresa agiu de forma independente quando entrou no setor.

A intenção do governo americano não é multar a Apple e sim criar regulamentações para que a companhia não volte a praticar esta conduta.

O julgamento esta sendo presidido pela juizá Denise Cote sendo que as audiência serão dividas em 3 semanas e a previsão de termino do processo esta para ocorrer dia 20 de junho.

Fonte: G1

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.