Sinal analogico será desativado em 2018 no Brasil

sinal analogico encerrado

O governo brasileiro pretende desativar o sinal analógico no Brasil a partir de 2018 e até lá espera-se que todos os domicílios no país tenham sinal digital. No entanto, para as famílias que não tenham condições de comprar aparelhos ou conversões de sinais que tenham suporte a nova tecnologia, o governo irá ajudar no financiamento para a compra destes equipamentos.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios),  59.6 milhões de residências possuem televisão. O governo afirma que entre 15 a 20 milhões de residências já tem receptores para receber o sinal digital, portanto teríamos 39.6 milhões de casas que ainda mantém o sinal analógico.

Segundo o Ministro das Telecomunicações Genildo Lins, nenhuma residência ficará sem televisão após o desligamento do sinal analógico. "Estamos trabalhando em múltiplas formas de subsidiar aparelhos ou conversores do sinal digital", afirma Lins.

O valor de investimento em conversores ficará entre 500 milhões a 4 bilhões de reais ara cerca de 23 milhões de famílias que não tiverem condições financeiras para paga pelo equipamento.

Cronograma da primeira fase de encerramento do sinal analógico começará em 1.521 municípios 

Em workshop realizado pela Anatel no último dia 19 de maio de 2013, Patrícia de Ávila, diretora do Ministério das Telecomunicações, informou que a primeira fase de desligamento do sinal analógico irá começar a partir de 2015 em 1521 municípios.

Em março de 2015, serão desligados 66 transmissões que estão no Distrito Federal e também e no seu entorno, que abrange 9 cidades ao todo. Em abril é a vez de São Paulo e região metropolitana que irá incluir mais 64 cidades. Em maio do mesmo ano, será a vez dos municípios e regiões metropolitanas de Jundiaí, Campinas e Santos que compreendem 133 cidades.

Para o Nordeste, esta previsto para ocorrer entre agosto ou setembro de 2015. Já para o Centro-Oeste a expectativa é para Outubro de 2015, no entanto, Patricia disse que o cronograma ainda é provisório e pode sofrer alterações até a sua publicação no diário oficial.

Fonte: Tecmundo e Portal do Grupo da Informação

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.