Você já deve ter visto o termo VGA em aparelhos celulares sendo que estas siglas aparecem nas câmeras dos aparelhos, onde são mencionados juntamente com a “qualidade” de resolução, “Este celular possui câmera de 1.3 MP VGA. Mas afinal o que é VGA?
VGA vem de Video Graphics Array que significa Ordem Gráfica de Vídeos e refere-se a um hardware que foi introduzido em computadores da linha p2/2 pela IBM em 1987.O padrão VGA é de 640 x 480 Pixels que equivale a 0.3 megapixels. Esta forma de vídeo foi extinta para utilização em computadores na década de 1990 porém voltou a ser usada em dispositivos móveis nos dias de hoje.
O padrão VGA tem uma palheta de até 262.144 cores, porém em 640 x 480, pode ser utilizadas somente 256 cores simultâneas.
Conclusão: A qualidade VGA é ruim diante de outras resoluções que temos atualmente. O fato de ser uma tecnologia antiga adaptada aos aparelhos celulares, faz com que as empresas possam fabricar produtos com preços acessáveis ao consumidor.