terça-feira, 1 de julho de 2014

Orkut será desativado em 30 de setembro

By
orkut desativado
Na segunda feira (30/6/2014), a Google postou em seu blog que irá desativar o Orkut a partir de 30 de setembro.

De acordo com a companhia,  as redes sociais Google +, Blogger e Youtube tiveram um enorme crescimento nos últimos 10 anos,  portanto, a Google irá focar no desenvolvimento destas plataformas para trazer novos recursos e funcionalidades para os usuários. Com isto, o Orkut será fechado.

A partir da data do comunicado, não será mais possível criar mais nenhum perfil na rede social.

Segundo a Google, o usuário poderá transferir seus scraps, fotos e vídeos para o Google + em até 6 meses, com ajuda da ferramenta Google Takeout que estará disponível até 2016.

As comunidades do Orkut serão mantidas em um arquivo publico que será disponibilizado a partir de 30 de setembro. Se a pessoa não desejar que seu nome e postagens sejam inclusos no arquivo das comunidades, poderá remover permanentemente o Orkut de sua conta Google.

Orkut é a 10 ª rede social mais acessa do mundo

orkut 10 anos
O Orkut completou 10 anos dia 24 de janeiro deste ano, sendo considerada a 10 ª rede social mais acessada do Brasil, com 6 milhões de usuários, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Serasa Experian.

De acordo com relatos de quem ainda usa o Orkut, as comunidades tem ficado mais ativas e mais limpas, tendo comentários mais pertinentes do que aqueles cheios de desenhos e desejos de bom dia/boa tarde/boa noite.

Outro fator que leva ao uso do Orkut, é que as comunidades são recheadas de conteúdos que servem de base de pesquisa e uso para diversos usuários.

Na minha opinião o Google errou em fechar o Orkut!

O Orkut apesar de estar em declínio nos últimos anos, tem utilizadores fiéis que ainda acessam e usam a plataforma.

O Orkut é sem dúvidas a rede social mais completa que existe, mas infelizmente a maioria dos usuários buscam ferramentas de fácil interação e utilização como é o caso do Facebook, que tudo se resume em curtir e/ou compartilhar.

Outro ponto negativo é que especialmente os brasileiros são muitos sucessíveis a mudanças e gostam de utilizar o que "esta na moda". É provável que o Facebook, WhatsApp dentre outras não dure muito tempo, caso apareça outra plataforma ou rede social que traga algum diferencial de utilização.

E você, qual a sua opinião?

Fonte: Google e Tecnoinsider

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.