Celulares Antigos: Nokia 2280

Iremos fazer uma série de artigos chamada Celulares Antigos, mostrando celulares que fizeram parte da história da telefonia móvel no mundo, relembrando os bons momentos nostálgicos daquela época.

Neste primeiro post da série iremos falar sobre o Nokia 2280, lançado pela empresa finlandesa em 2003. O Nokia 2280 também é conhecido em outros países como 2270, 2272, 2275 e 2285 (dependendo da frequência de operação).

Este celular foi um dos últimos celulares monocromáticos do mercado, tendo uma cor apenas em todo seu visor.
nokia 2280
O 2280 foi um dos primeiros celulares a oferecer acesso a internet wap , no entanto, naquele tempo a navegação era muito lenta e o serviço muito caro para ser usado. O Nokia 2280 trouxe também a possibilidade do usuário poder instalar jogos e aplicativos no celular.

Naquele período, inserir jogos no aparelho não uma tarefa tão fácil de se fazer igual nos tempos de hoje, onde basta adicionar o app no cartão de memória e instalar. Para realizar este procedimento, era necessário ter um cabo de dados, que era muito caro e a instalação era possível apenas através de programas piratas ou então utilizar sites que permitiam o upload de arquivos gerando um link que posteriormente deveria ser digitado no browser do navegador para fazer o download do game.

Outra funcionalidade oferecida no aparelho é a iluminação do display, pois grande parte dos aparelhos do mercado daquela época não tinham uma luz de fundo para clarear o visor.

A tecnologia usada no Nokia 2280 é a CDMA, onde não é necessário utilizar chip. O aparelho trazia também uma antena retrátil que tinha como função ajudar na captação e melhoria no sinal de transmissão do celular com a torre de dados.

Especificações do Nokia 2280   

As especificações do Nokia 2280 são bem modestas em comparação aos celulares de hoje. Suas dimensões são as seguintes: 10,8 cm de comprimento, 4,9 cm de largura, 2,1 cm de espessura pesando aproximadamente 99 gramas

Sua tela é monocromática (1 cor apenas) com resolução de 96x65, memória interna de 371 KB e antena interna e externa adicional para chamada de dados. O Nokia 2280 tinha um Minibrowser para acesso à internet V.4.1os, suporte a mensagens SMS, mensagens de textos pré-definidas, discagem por comando de voz, viva voz integrado e bloqueador de teclado.

Sobre a parte multimídia, o celular suporta tons polifônicos, trazendo 35 musicas já instaladas de fabrica e possui jogos como Bumper (Fliperama), Snake II (Cobrinha), Space Impact II (Navinha) e Trail Biker (jogo da bicicleta).

Sobre outras funcionalidades, o aparelho tem calendário, alarme, calculadora, agenda telefônica com capacidade de armazenamento para até 250 contatos,  conversor de moeda, cronômetro, relógio e suporte a email (tecnologia J2ME).

Troca de capas
Nokia 2280
O Nokia 2280 foi um dos primeiros aparelhos onde permitia que o usuário pudesse personalizar seu celular trocando a capa. As cores disponíveis eram as seguintes: rosa, vermelho, azul, branco, cinza claro, cinza escuro e preto.

Duração de bateria 

O Nokia 2280 é famoso também pelo seu alto índice de autonomia de bateria. Com uma bateria Li-Ion de 850 mAh modelo BL-5C, era possível ficar até 400 horas em modo stand by sem precisar carregá-lo e usando todas as funções do aparelho que consomem energia como chamadas telefônica e uso de aplicativos, o aparelho suportava até 24 horas sem precisar carregá-lo.

E você já teve um Nokia 2280? Deixe seu comentário e aguarde novos artigos sobre a série Celulares Antigos.

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

2 Comentários

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

  1. Minha avó trouxe um usado pra mostrar pro meu pai se ele queria comprar... Eu simplesmente me encantei com aquele dispositivo futuristico... Chorei, fiz birra... até meu pai comprar pra mim! 250 reais kkk Meu pai ja havia comprado 1 da Telesp, Gradiente. Estava na 7ª serie e na escola quem tinha celular era rico e ou importante. no meu cas, inteligente kkk. uns meses depois metade da sala tinha. Era tipo o que a gente sentia com bichinho virtual. Todos os alunos deixavam no cantinho da mesa. E um dia aconteceu a maior desgraça pra um adolescente... Ele ficou no ônibus da escola. Só percebi depois e descer que não estava no meu bolso pois tinha escorregado e devia ter caido no cantinho do banco...Dsesperei na hora. Aquela tarde se tornou sem sentido pois eu usava ele pra tudo...É como perder alguem próximo e não o ter mais pra compartilhar seus momentos... Estou procurando outro pra comprar.... Tirar esse vazio que o primeiro elular deixa na vida de um cara que viveu a melhor fase da tecnologia quando era legal e nao era modinha descartável. ô saudades nokia 2280!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.