Notificação push: 5 dicas para as fintechs melhorarem as taxas de clique em seus aplicativos

Sabemos que o uso da tecnologia no setor financeiro está ficando cada vez mais presente. Comprovamos essa tendência observando o crescente número de fintechs no país: atualmente, existem mais de 1.155 empresas do nicho no território nacional, sendo 47 delas criadas apenas em novembro de 2022 - segundo um estudo produzido pela Startup Scanner com a PwC Brasil. 

Apesar dessa alta, as fintechs enfrentam um desafio: descobrir como aumentar a fidelidade do cliente, envolvendo os usuários com os aplicativos desde o início do contato. Uma das estratégias mais utilizadas pelo setor são as notificações push (aquelas mensagens curtas que aparecem nas telas dos celulares). Em dezembro, por exemplo, uma usuária do Twitter comentou sobre a tática utilizada pela Nubank, maior fintech do Brasil. 

O tweet viralizou instantaneamente, recebendo diversos comentários, curtidas e compartilhamentos. A empresa logo respondeu à usuária, entretanto, o tópico destacou uma discussão que vem sendo frequente entre as marcas: “Qual a melhor forma de utilizar as notificações push?”. 



No relatório Fintech Benchmarks, produzido pela CleverTap, uma estatística que se destacou foi: as taxas médias de cliques (CTRs) para notificações push de aplicativos fintech são de 9% para usuários de Android e 6% para usuários de iOS. A CTR média de notificação por push é um indicador importante, porque mede a porcentagem de usuários que clicam e se envolvem com a mensagem da marca.



O CTR médio do Android em 9% é uma melhoria de 50% em relação ao iOS. Isso pode ocorrer porque o iOS exige permissão explícita do usuário para receber notificações por push. Enquanto isso, o sistema operacional Android recebe essas mensagens por padrão, mas apresenta ao seu aplicativo fintech uma direção clara sobre como melhorar seus CTRs.

Com isso, deixo 5 dicas para melhorar as fintechs melhorem as CTRs de notificação por push:

Dê prioridade ao Android

Como as taxas de cliques são maiores para esses dispositivos, a primeira dica é priorizá-los. Mesmo que essas notificações sejam exibidas na tela, os usuários do Android nem sempre as vêem ou clicam. Tenha cuidado para não sobrecarregar os usuários com mensagens e ruídos irrelevantes ou eles podem desabilitar completamente essas notificações, como foi o caso do comentário no Twitter. 

Incentive sua primeira transação

A ação mais importante que um usuário de aplicativo fintech pode realizar é concluir a primeira transação. Isso pode ser qualquer coisa, desde adicionar dinheiro a uma carteira digital, fazer um depósito ou comprar a primeira ação. 

Para isso, a sua campanha de notificação por push precisa levar o usuário até o destino. Então, dê ao cliente a escolha do tipo de pagamento, mostrando opções com base em suas preferências ou carteira digital. Outra dica é enviar campanhas personalizadas nos dias 1, 3, 7, 14 e 21, oferecendo códigos promocionais no primeiro acesso ou descontos especiais na primeira transação. A ideia é sempre oferecer um acordo ao qual eles não podem resistir.

Use a caixa de entrada do aplicativo em conjunto com o push

Lembre-se de que nem todos optam por receber notificações push. É aqui que um canal alternativo, como o App Inbox, pode salvar o dia e garantir 100% de entrega de suas mensagens de marketing no aplicativo.

A caixa de entrada do aplicativo pode ser usada em conjunto com notificações por push ou e-mails e oferece aos usuários do aplicativo a chance de retornar à sua notificação sem perder as informações da sua mensagem. Pense nisso como uma caixa de entrada para notificações no aplicativo - onde a mensagem não desaparece depois que você clica nela.

Promova ofertas de comerciantes/prestadores de serviços

Outra maneira de fazer com que os usuários cliquem é fazer parceria com comerciantes ou provedores de serviços em seu aplicativo. Ao facilitar para seus usuários o pagamento de suas contas ou o acesso a ofertas de serviços ou marcas relacionadas, você torna a vida deles mais conveniente. Isso também fornece um caminho claro para transações repetidas e o valor de tempo de vida aprimorado.

Deixe lembretes

Crie campanhas de gatilho que enviam uma notificação por push quando o saldo da carteira do usuário cai abaixo de um limite especificado. Particularmente para usuários que dependem de uma carteira digital para despesas diárias ou que fazem compras on-line regularmente usando seu aplicativo fintech, uma notificação push para esse efeito não pode ser ignorada e deve ser executada.

Outras notificações push acionadas (e mensagens SMS) que devem fazer parte de sua matriz de marketing incluem:

Avisos para aqueles que abandonaram uma transação;

Lembretes para usuários com saldo zero na carteira digital;

Campanhas de reativação para usuários inativos;

Avisos de possíveis fraudes.

Como seu aplicativo fintech se compara ao resto do seu setor?

O relatório Benchmarks Fintech, da CleverTap, fornece dados amplos, com base em bilhões de pontos de contato, sobre como os usuários de aplicativos fintech tendem a se comportar durante a jornada com a marca. O estudo também possui outras informações sobre o significado de cada estatística e as estratégias e táticas que as empresas devem ter como prioridade.

Sobre a CleverTap

CleverTap é a nuvem de retenção nº 1 do mundo que ajuda as marcas que priorizam seus aplicativos a personalizarem e otimizarem todos os pontos de contato com o cliente, melhorando o envolvimento, a retenção e o valor de vida últil do usuário. 

É a única solução criada exclusivamente para atender às necessidades das equipes de retenção e crescimento, com análise de público, segmentação profunda, engajamento multicanal, recomendações de produtos e automação em um produto unificado. 

A plataforma é alimentada pelo TesseractDB™ - o primeiro banco de dados do mundo criado especificamente para engajamento do cliente, oferecendo velocidade e economia de escala. CleverTap tem a confiança de 1.500 clientes, incluindo Gojek, Electronic Arts, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa John's e Tesco. Apoiada por investidores líderes como Sequoia India, Tiger Global, Accel e CDPQ, a empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia, Dubai, Mumbai, Cingapura e Jacarta. Para mais informações, visite clevertap.com ou siga a empresa no LinkedIn e Twitter.

Fonte: Via Assessoria de Imprensa

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.