Jogos para celular: um mercado em expansão

Depois do lançamento dos smartphones e sistemas operacionais mais complexos como iOS, Android e Windows Phone, o mercado de jogos para celular está em alta. Grandes empresas vêm investindo pesado, criando setores internos dedicados para criação e adaptação de títulos para as plataformas mobile.

O Brasil é líder do segmento na América Latina, representando 34% do mercado no continente. Com isso, mostrou ser um grande consumidor em potencial para jogos de celular, incentivando empresas como a Gameloft a criarem escritórios brasileiros. O mais interessante é que, por aqui, diferentemente do tradicional jogador de console, o perfil do público que consome jogos para celular é totalmente diverso: as mulheres dominam o número de usuários, gastando mais tempo e dinheiro do que os homens. Uma pesquisa feita pelo instituto Superdata sugere uma movimentação de U$ 1,5 bilhão só no Brasil em 2014.
jogos para celular
Dentre os jogos que mais lucram, a grande maioria são as versões gratuitas para download, que ganham com a venda de itens ou benefícios que facilitam a jogabilidade. Os dois maiores exemplos são Clash of Clans, de estratégia, que fatura cerca de U$1,5 milhão por dia, e Candy Crush, puzzle casual que vende quase 1 milhão de dólares em itens diariamente. Muitos jogos também inserem anúncios como uma forma de se sustentarem no mercado, mas se mantendo gratuitos para os usuários.

Grandes títulos e suas adaptações para o mercado mobile

As adaptações de clássicos dos consoles tem feito sucesso nos celulares. A Rockstar lançou para iOS e Android versões de três jogos da série GTA: III, Vice City e San Andreas. O trio de jogos já vendeu quase 2 milhões de unidades combinados só para Android. A Ubisoft investe pesado em jogos para as plataformas móveis, e possui desde títulos clássicos como Prince of Persia, Just Dance e Rayman, quanto títulos feitos exclusivamente para este mercado.

A Gameloft, dedicada à criação de jogos para celular, possui dezenas de títulos, em sua maioria gratuitos. Além dos originais, a empresa lança jogos licenciados de personagens e franquias famosas, como Homem Aranha, Capitão América e Batman. Os dois principais simuladores de futebol que são concorrentes a mais de uma década nos consoles também se adaptaram às pequenas telas: PES e FIFA possuem versões para iOS e Android. Apesar da jogabilidade ser bem limitada em relação às versões originais, ambos já foram instalados em mais de 10 milhões de aparelhos Android.

O mercado de revenda de celulares e Iphones usados está cada vez mais aquecido, por conta de um público cada vez mais interessado em aparelhos com múltiplas funções, grande parte motivado pela possibilidade de poder jogar em seus celulares. De uma forma geral, o mercado de jogos para celulares está em constante expansão, o que promete cada vez mais evoluções em gráficos e jogabilidade, além de muitas adaptações de outros títulos famosos.

Este foi um Guest Post enviado por Luciana Xavier

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.