Apague sua informação confidencial antes de vender seu telefone

A tecnologia dos aparelhos celulares continua a crescer a um ritmo verdadeiramente alucinante e os valores de revenda  para celulares populares são, muitas vezes, um atrativo irresistível para se fazer um upgrade por um modelo mais novo. Vale, no entanto, recordar que o seu smartphone apesar de ser pequeno, é um poderoso mini-computador que contém mais informações sobre você que qualquer outra coisa que possui.

Se um ladrão de Identidade se apodera do seu telefone, a primeira coisa que ele faz é pesquisar os seus emails, procurando possíveis contas online. O passo seguinte é acessar esses websites e clicar na opção “ esqueci a minha palavra-chave”, permitindo o reset de uma nova senha com a sua conta de email e, com isso, ter o caminho livre para fazer uso da sua identidade.

Se você utiliza um sistema de webmail como AOL, Yahoo, Gmail, etc., os bandidos podem bloqueá-lo da sua própria conta, usando o seu smartphone para fazer esse serviço sujo.

Para evitar qualquer pesadelo desse gênero, é importante que você limpe todos os dados confidenciais do seu telefone antes de entregá-lo ou vendê-lo a um estranho. Sendo assim, recomendamos alguns passos:
Certifique-se de que tem uma cópia segura de toda a informação sensível, fotos, música, contatos, etc.  Ter um backup é absolutamente essencial para nunca correr o risco de perder as suas informações.

Os usuários de iPhone podem seguramente apagar todos os seus dados clicando em Ajustes, Geral e selecionando a opção “Redefinir”. No menu “ Redefinir”, escolha “ Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes”. Este mesmo passo também pode ser seguido por usuários de iPad e iPod Touch.

Já os portadores de celular BlackBerry, devem se ater ao fato de que os diferentes modelos poderão ter estruturas de menus ligeiramente diferentes, porém a maioria conta com o Menu Opções, seguido de “Opções de Segurança” e por fim “ Limpeza de Segurança”. Se você quiser saber quais são as indicações precisas para o seu modelo de BlackBerry Curve 9220, BlackBerry Torch 9860, ou qualquer outro desta marca, faça uma pesquisa no Google acessando: “factory reset for BlackBerry ( modelo/número)”.

A plataforma para Android possui também várias versões, mas geralmente encontra-se a opção desejada no Menu de Settings e dentro do “Storage” ou “Privacy”. É aconselhável se fazer uma pesquisa no Google, seguindo as instruções de acordo com o seu  modelo e versão do sistema operativo.

No tocante aos aparelhos BlackBerry e Android, é necessário prestar atenção nos cartões de memória.  Em caso de venda desses aparelhos, é imprescindível a removação ou o arquivo das informações contida nos mesmos.

Por fim, quando você estiver seguro que apagou todos os dados confidenciais, antes de pensar em vender o seu aparelho a estranhos, pode muito bem anunciar a venda aos seus amigos online usando as redes do Facebook, Twitter, Orkut, LinkedIn, etc.

Texto enviado por: Silvia Pires Raposo - Agencia Digital Mavens of London

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.