Entenda como os celulares importados deixarão de funcionar no Brasil a partir de 2014


celulares-xingling
Iremos falar neste artigo sobre a questão do bloqueio de celulares batizados por muitos de "xingling". Quero antes agradecer a leitora Paolla Santos que nos enviou esta sugestão de matéria.

Já havíamos comunicado no post do nosso blog  em novembro do ano passado que as operadoras informaram que iriam bloquear celulares não homologados pela Anatel a partir do primeiro trimestre de 2013, porém o projeto não havia sido implantado até o presente momento.

Em janeiro deste ano,a Anatel reforçou este pedido e deu um prazo de 12 meses para que as operadoras criem um sistema para bloquear os celulares não homologados. De acordo com o Agência, isto é uma "solução tecnológica para coibir o uso de estações móveis não certificadas, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude nas redes do SMP”.

A Sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity e se trata de um código universal que esta presente em todos os celulares e smartphones onde contém registros do modelo e também o país de fabricação do aparelho. O bloqueio dos dispositivos pelo sistema será feito através deste código.

De acordo com a Anatel, as empresas de telefonia terão que elaborar "possíveis critérios transitórios" no sistema para que os celulares não sejam bloqueados todos de uma vez, o que causaria um grande transtorno para o usuário. A idéia é inibir o uso dos aparelhos "piratas" aos poucos e durante este período criar campanhas de consientização para a população sobre os riscos de se usar um celular não-homologado.

Além disto, a Agência pediu para que seja criado parâmetros sistemicos que não bloqueiem indevidamente celulares de estrangeiros em roaming no País, pois existem muitos modelos de celulares no exterior que não tem homologação.

Tenho um celular xingling e/ou de marca produzido fora do Brasil, ele irá parar de funcionar?

Se você tem um smartphone como Iphone, Galaxy S3, Motorola Razr ou qualquer outro tipo de dispositivo dependerá de como este produto chegou ao Brasil, se você comprou em lojas de varejo ou mesmo em lojas virtuais porém com nota fiscal, garantia de fabrica etc não terá problemas, porém se o celular é fruto de contrabando o aparelho poderá entrar na lista dos bloqueados.

Mas se você tem um celular que comprou através de importação ou até mesmo fez a aquisição de terceiros aqui no Brasil, é quase certeza que o celular será bloqueado após a implantação do sistema.

Outros motivos para criação destas restrições

Atualmente existem milhões de celulares considerados "piratas" no Brasil e quando chegam por aqui, a concorrência acaba sendo desleal com empresas que comercializam produtos e pagam seus impostos corretamente. Segundo o governo, isto acaba gerando menos e emprego e renda.

Sobre isto tenho a opinião de que esta questão do "contrabando" não é o fator principal para geração de emprego e renda. Uma solução simples para resolver este "problema" seria diminuir as altas cargas tributárias que são cobradas em nosso país, não só em cima dos eletrônicos, mas em todos os produtos que são vendidos no Brasil.

Com esta ação, é um incentivo para que o consumidor comprar produtos fabricados por aqui, porém este cenário esta longe de acontecer, em uma realidade em que temos umgoverno só pensa em arrecadar dinheiro da população.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário

Fonte: Tectudo e Mobile Time

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

4 Comentários

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

  1. comprei um smartfone sony ericsson xperia play r800i,o vendedor me falou que é importado de miami, não achei nenhum selo da anatel...quer dizer que irei perder ele então? obs,comprei agora dia 23 de maio de 2013...to deseperada,alguém poderia me responder?

    ResponderExcluir
  2. Ola Edicleia, obrigado pelo comentário e participação, quando não há selo da Anatel no aparelho ele não é homologado, portanto, ele entraria na "lista" dos aparelhos que poderão ser bloqueados em 2014.

    O selo que se encontra no aparelho celular é semelhantes ao deste link:

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivelDois.do?codItemCanal=499&nomeVisao=Cidad%E3o&nomeCa...

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Alvaro. Seu blog é muito bom
    tem vários textos,tutoriais excelentissimos!!!!!
    Vc teria como postar algimass coisas sobre o nokia asha 305!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas obrigado pelo comentário e sugestão. Vou ver se acho assuntos a respeito deste aparelho. Não deixe de acompanhar nossas postagens

      Um abraço

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.