Aplicativo falso do Whatsapp foi baixado mais de 1 milhão de vezes na Google Play

Um aplicativo falso do Whatsapp foi baixado mais de 1 milhão de vezes na Google Play. Este app é conhecido como Update WhatsApp e foi publicado por um desenvolvedor chamado de “WhatsApp Inc.”

O problema é que a loja permitiu que os golpistas fizessem um esquema muito simples para driblar a  fiscalização. Na Google Play aparecia o desenvolvedor como “WhatsApp Inc.”, e os hackers colocaram espaços fajutos ao lado do nome do desenvolvedor, como se fosse “WhatsApp Inc.”, mas tudo era uma ilusão de ótica. Ao clicar no link sobre o nome do desenvolvedor, era possível identificar que era falso.

A Google possui uma série de algoritmos que permitem que bloquear apps maliciosos, mas diferente da Apple, que mantém um filtro rigoroso quanto aos aplicativos de sua loja, a Google Play as vezes é burlada por esses hackers.
Whatsapp falso

O Whatsapp falso foi alvo de denuncia pelo site Reddit, que obrigou os golpistas a mudarem o nome de “Update WhatsApp Messenger” para “Dual Whatsweb Update” e o nome do desenvolvedor passou a se chamar Live Update Apps”. No entanto, não adiantou pois o Google removeu este app falso da Play Store.

De acordo com o site Avast, o Update WhatsApp ao ser instalado apenas gerava publicidade e não trazia consigo nenhum malware.

Fonte: https://arena4g.com/app-falso-do-whatsapp-eve-mais-de-1-milhao-de-downloads-na-google-play/ e http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/whatsapp-falso-no-google-play-foi-baixado-mais-de-um-milhao-de-vezes.html

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.