Bloqueio de celulares não-homologados já esta em fase de testes

Em 2013, abordamos em um artigo postado no blog que a Anatel iria bloquear celulares importados. Desde então, não houve mais "avanços" relativos a este fato.

Nesta segunda feira, a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto se reuniu para debaterem maiores detalhes sobre a implantação do sistema de bloqueio chamado SIGA.

O sistema vai bloquear celulares não homologadas pela Anatel através do código IMEI, identificação presente em todos os aparelhos.

Se o software detectar que o IMEI é adulterado ou que não constam na base de dados da Anatel, o dispositivo poderá ser bloqueado.

De acordo com uma fonte presente na reunião, já sabe que é unanimidade que a base atual de clientes não será afetada, ou seja, quem tiver uma linha telefônica funcionando em um celular pirata, não terá sua linha bloqueada, no entanto, poderá receber alguns comunicados via SMS de que esta usando um "aparelho ilegal".

Também é avaliado a ideia de inutilizar o aparelho caso o usuário troque de aparelho. Se a pessoa tiver um dispositivo não homologado e mudar para que celular que tenha certificação da Anatel, o aparelho considerado "pirata" será desativado.

Apesar do inicio dos testes, há muitas perguntas a se responder:

  • Se alguma pessoa vem visitar o Brasil e possui um aparelho importado, como fazer para que o mesmo não tenha o dispositivo bloqueado?
  • E consumidores que compram celulares recém-lançados no exterior?
  • Outros dispositivos importados que aceitam chips telefônicos como tablets, serão bloqueado também?
E você o que achou deste artigo? Deixe seu comentário!

Fonte: Mobile Time

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.