Trojan-SMS.AndroidOS.Podec burla sistemas de captcha e rouba dinheiro dos usuários

A Kaspersky descobriu no mês de dezembro/2014 um vírus para smartphone capaz de se burlar os sistemas de captcha, que é um software de confirmação de letras e números encontrados em sites, formulários eletrônicos, fóruns entre outros,  para evitar fraudes e spam.

Para burlar este sistema é quase impossível, pois a ação deve ser feita por um ser humano, mas o Trojan-SMS.AndroidOS.Podec é capaz de driblar esta ação, e permitindo assim acesso a serviços que precisam desta confirmação.

Após infectar o dispositivo, o Malware solicita acesso privilégios de administrador, e caso isto aconteça, ficará muito difícil de remover o vírus.

Trojan-SMS.AndroidOS.Podec

Outra ação realizada pelo Podec é executar solicitações que a vitima não pediu, e roubar dinheiro por meio de cadastros em serviços que exigem um tarifa adicional.

Modo de contaminação

De acordo com relatórios da Kaspersky, o vírus é voltado para usuários que utilizam dispositivos Android, e esta sendo disseminado através da rede social russa Vkontakte.

Os casos de contaminação são praticamente todos da Rússia e países vizinhos, mas há notícias de usuários da América do Sul que tiveram seus smartphones infectados ao baixarem jogos "crackeados".

Segundo um executivo da empresa , o Trojan-SMS.AndroidOS.Podec é uma fase perigosa de evolução dos malwares para dispositivos móveis e que suas ferramentas de engenharia social e proteção do código fonte, leva a crer que este vírus esta sendo desenvolvido por programadores especializados em Android e fraudes ilegais.

Fonte: TechTudo

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.