30 de setembro de 2014: Fim do Orkut

A alguns meses atrás postamos em nosso blog a respeito do fim do Orkut, pois este dia chegou! Hoje (30/9/2014) o Orkut está oficialmente encerrado.

Conforme anunciado pela Google, na página inicial do Orkut consta um histórico com mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e 1 bilhão de interações que servirá também como um "mura de memórias" para recordar o principio das redes sociais e a história do Orkut

fim do orkut

Houveram várias petições online de internautas solicitando que a Google não retirasse o Orkut do ar. No Avaaz temos uma petição chamada"Google: Nós pedimos ao Google que não encerre a rede social Orkut" que tinha o objetivo de colher 100 mil assinaturas mas acabou chegando a 88,341 assinaturas, sendo encerrada pelo criador.

Na plataforma Change.org temos duas petições sendo elas "Contra a desativação do Orkut" e "Mantenham o Orkut no ar".

Mesmo com estas manifestações de carinho por parte dos usuários, a Google desativou a rede social.

História do Orkut

O Orkut foi a primeira rede social brasileira fundada em 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten. Ele aproveitou o tempo livre da jornada de trabalho para criar a rede social. Com grande adesão por parte dos brasileiros e indianos, por sete anos, o Orkut foi o campeão no segmento, chegando a competir diretamente com o Myspace, serviço voltado a músicas que dominou o setor entre 2003 e 2006.

Em dezembro de 2011, o Orkut perdeu força com a preferência dos internautas pelo Facebook. O Google por sua vez, em 2012 criou a rede social Google +, deixando claro que o Orkut seria "extinto" nos próximos anos.

Orkut é a 10ª rede social mais acessa do Brasil

No dia 24 de janeiro deste ano, o Orkut completou 10 anos e em seu aniversário foi considerado a 10ª rede social mais acessada do Brasil.

De acordo com os dados divulgados pela Serasa Experian, até dezembro de 2013, o Orkut era considerado a 10ª rede social mais acessada do Brasil.  De todos os acessos em redes sociais feitos no país, o Orkut ficou com 0,64% deste montante e o Google +  teve 0,48% , ficando em 11ª no ranking.

Na minha opinião o Google errou em fechar o Orkut!

O Orkut apesar de estar em declínio nos últimos anos, tem utilizadores fiéis que ainda acessam e usam a plataforma.

O Orkut é sem dúvidas a rede social mais completa que existe, mas infelizmente a maioria dos usuários buscam ferramentas de fácil interação e utilização como é o caso do Facebook, que tudo se resume em curtir e/ou compartilhar.

Outro ponto negativo é que especialmente os brasileiros são muitos sucessíveis a mudanças e gostam de utilizar o que "esta na moda". É provável que o Facebook, WhatsApp dentre outras não dure muito tempo, caso apareça outra plataforma ou rede social que traga algum diferencial de utilização.

E você, qual a sua opinião?

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.