Smartphones e tablet dominam o mercado em 2013


tablets e smartphones

Há menos de 5 anos, ninguém conseguiria imaginar sua vida sem um computador em casa. Hoje, a realidade é outra: ninguém consegue imaginar a vida sem um smartphone, e com os tablets ficando cada vez mais funcionais e acessíveis, os PCs estão virando coisa do passado.

De acordo com estudo feito pelo instituto norte-americano International Data Corporation (IDC), é esperado que o crescimento nas vendas de smartphones como BlackBerry e iPhone cresça 27% em 2013, em comparação com o ano anterior. Já o mercado de tablets deve crescer 50%, totalizando 190 milhões de gadgets vendidos.

A pesquisa mostra ainda que este crescimento deve continuar nos próximos anos; até 2017 cerca de 350 milhões de tablets devem ser vendidos por ano em todo o mundo. Enquanto isso, a venda de PCs despenca pelo planeta. Os modelos de mesa, mais conhecidos como desktop, são os mais afetados: de acordo com o estudo, as pessoas estão investindo mais em laptops, quando o assunto é computador, por serem mais leves e terem a vantagem da mobilidade.

A venda de laptops ainda cresce timidamente nos países em desenvolvimento, como o Brasil, mas em países desenvolvidos como Japão e Estados Unidos, os laptops já começam a perder terreno para os tablets, encolhendo 7,3% no mercado.

Uma das empresas mais afetadas pela nova tendência dos smartphones e tablets é a Microsoft. A marca, que revolucionou o mercado de PCs há algumas décadas, hoje está tentando se adaptar ao novíssimo mundo das telas touchscreen que oferecem cada vez mais possiblidades além de navegar pela internet e dos smartphones que, com seus aplicativos e mil e uma funções, mudaram completamente a nossa rotina.

No mercado de tablets, as marcas que lideram as vendas são Apple, Google, Samsung e Blackberry. No caso da Blackberry, a gigante canadense famosa por popularizar o teclado QWERTY em seus smartphones, sua linha de tablets Blackberry Playbook tem se mostrado muito popular entre crianças e adolescentes que curtem games. O tablet é também um dos mais em conta no mercado, o que é um fator decisivo na hora da escolha de um novo gadget.

Segundo a pesquisa, um outro motivo pelo qual os smartphones e tablets estão dominando o mercado e deixando os computadores para trás é o fator preço, que tem um papel fundamental em países em crescimento como Brasil, Índia e China. Enquanto que um laptop custa cerca de U$1000,00, é possível encontrar tablets à venda por módicos U$300, ainda mais baratos que um smartphone.
E você, já está preparado para trocar o seu PC pelos tablets e smartphones?

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.