Google revela "Project Loon", criado para levar Internet ao mundo todo através de balões

Google X, o laboratório secreto do Google responsável pelo projeto que desenvolveu o Google Glass, anunciou nesta última sexta-feira (14) o seu projeto mais recente: Project Loon. O novo projeto tem a missão de expandir o acesso a internet para as áreas rurais, remotas e carentes de todo o mundo e, para isso, a companhia pretende utilizar balões feitos de polietileno que flutuarão na estratosfera, a 20 Km de altura.

Cientistas do Google testam o Project Loon na Nova Zelândia com balões que apresentam 15 metros de diâmetro e pesa, em média, 10 kg
Cientistas do Google testam o Project Loon na Nova Zelândia com balões que apresentam 15 metros de diâmetro e pesa, em média, 10 kg (Foto:Divulgação)

No início desta semana, o Google começou a testar esses balões, que destinam-se a fornecer acesso à Internet comparável as atuais redes 3G. Atualmente, a gigante das buscas está usando 30 balões neste projeto piloto e cerca de 50 internautas testadores na Nova Zelândia. A ideia é desenvolver uma grande rede no céus, onde os balões se comunicarão com antenas especiais cravadas ao solo e, ao mesmo tempo, com outros balões no ar e uma estação no solo, esta conectada ao provedor de serviços de Internet local.

O grande desafio será orientar os bolões de forma que eles possam se mover livremente no ar, mas sempre garantindo que um balão seja rapidamente substituído por outro quando este sai de sua faixa atual de distribuição de sinal. Com o objetivo de garantir este processo, o Google está utilizando uma série de algorítimos complexos, além de grande poder de computação, que mantém os balões em contato com correntes específicas de ar que não apresentam grandes variações.



“O projeto Loon é a ideia de que podemos criar um sistema de distribuição de internet usando balões de ar quente a 20 km de altura, dando ao mundo todo acesso à web”, diz Rich DeVaul, arquiteto-chefe do projeto Loon. A ideia pode até ser um pouco louca e inacreditável, mas se o Google realmente conseguir colocá-la em prática, a companhia conseguirá ligar as 5 bilhões de pessoas que ainda não têm acesso à Internet, ao resto do mundo.

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.