Review completa do Nokia Lumia 520

Nokia_Lumia_520
Nos últimos anos a Nokia deixou de produzir aparelhos baratos que vinham com sistema Symbian e passou a investir em celulares com Windows Phone. A aceitação por parte dos usuários foi satisfatória e devido a isto a empresa finlandesa desenvolveu um smartphone com Windows Phone de baixo custo que é o Lumia 520.

As dimensões deste aparelho são de 119.9 mm de altura, 64 mm de largura, 9.9 mm de espessura pesando cerca de 124 gramas. Em comparação a outros modelos da linha Lumia, temos o Lumia 710 com 12.7 mm e o Lumia 800 com 12.1 mm de espessura respectivamente o que torna o Lumia 520 o mais fino entre eles com 9.99 mm. Apesar da altura ser de quase 12 mm, ainda sim é confortável para carregá-lo no bolso ou transportá-lo na mão.

O design do Lumia 520 é um ponto que chama atenção, a parte traseira do aparelho é "curvada", trazendo uma segurança e uma sensação boa ao segurá-lo. Além disto, é possível trocar a tampa traseira do aparelho personalizando as cores. Atualmente a Nokia disponibilizou estes acessórios nas cores amarelo, azul, preto, branco ou vermelho.

O material que reveste o aparelho é um plastico fosco, diferente do Lumia 920 por exemplo que tem um plastico com uma textura brilhante.

O aparelho dispõe de 3 botões de atalhos localizados no lado direito do aparelho sendo um deles para acionamento da câmera, outro que quando usado bloqueia e desbloqueia o teclado, além de ser servir para ligar/desligar o smartphone e também um que permite diminuir ou aumentar o volume do aparelho. Os botões são bem separados, o que ajuda na utilização do celular.

O Lumia 520 possui uma tela touch screen LCD de 4" polegadas capacitiva com resolução de 800x480 e 16 milhões de cores. O teclado do Windows Phone possui teclas um pouco juntas, o que dificulta a digitação.

Os menus do aparelhos são de fácil navegação e de visualização,porém se você já teve alguma experiência com outros sistemas, pode estranhar um pouco pois como característica do sistema, o Windows Phone possui os ícones grandes.

Este smartphone possui um processador dual-core Qualcomm Snapdragon™ S4 de 1 GHz, memória RAM de 512 MB, 8 GB de memória interna sendo permitido a expansão via cartão de memória micro SD para até 64 GB e conforme falamos o sistema operacional é o Windows Phone versão 8.0.

Falando sobre conectividade, o Lumia 520 vem com Wi-fi para utilização de internet sem fio, GPS, Bluetooth 3.0 com A2DP e entrada Micro USB 2.0. O aparelho vem também com as tecnologias HSDPA e HSUPA que permitem a transferência de dados e excelente navegação na internet.

Para localizar as entradas do cartão micro SD e também do chip é necessário retirar a tampa, pois as mesmas encontram-se na parte interna do celular. O conector USB esta localizado na parte inferior do smartphone. Na parte superior do dispositivo temos uma entrada para encaixe dos fones de ouvido.

Devido o sistema ser da Microsoft trás consigo já instalado de fabrica os aplicativos de pacote office que contém ferramentas como Word, Excel, Power Point, sendo que temos também o aplicativo Skydrive que ajuda a sincronizar a rede para armazenamento de documentos e notas nas nuvem. Quanto aos jogos, o Windows Phone ainda é um sistema bem limitado, pois em sua play store não há muitas opções de jogos e a aplicativos para o usuário baixar.

De acordo com os testes que fizemos, o desempenho do aparelho foi satisfatório ao executarmos tarefas pesadas como assistir vídeos no youtube ou trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo não havendo travamentos ou "legues". Outro fator que podemos destacar no produto é a questão da sensibilidade, o celular responde bem aos toques no display trazendo uma navegação rápida entre os menus do sistema e um tempo resposta execelente.

O Lumia 520 possui uma bateria Litio de 1430 mAh que permite o uso em modo conversão de até 9 horas e 26 minutos e em stand-by o aparelho pode ficar longe das tomadas por até 6 dias.

Falando um pouco sobre a parte de multimidia, o celular possui apenas uma câmera traseira com resolução de 5 megapixels sem flash , permitindo tirar fotos com resolução de até 2592x1936 pixels e gravar vídeos em alta definição (HD) com uma resolução de 1280x720 pixels. Além disto a câmera tem Zoom Digital de até 4 vezes.

O som do Lumia 520 não é dos melhores mas não fica muito atrás de outros smartphones convencionais pois não apresentou ruídos ou distorções quando colocamos no volume máximo. Já o fone de ouvido deixa um pouco a desejar pois é básico, não tendo botões para atender ou fazer chamadas e além disto os fones não tem uma qualidade sonora adequada quando estamos escutando músicas neles.

O player multimídia do dispositivo reproduz vídeos nas extensões MP4, H.263, H.264 e WMV. Já para audio, os formatos reproduzidos são AAC, AMR e MP3.

Na caixa temos os seguintes acessórios: Nokia Lumia 520, carregador Nokia, bateria BL-5J, cabo de carregamento e de dados nokia CA-189CD, fone de ouvido estéreo Nokia WH-108, guia rápido e manual de instruções.

Avaliação final:

Prós: tela de 4" polegadas Full HD, GPS, Wi-fi, camera de 5 megapixels

Contras: camera sem flash, baixa autonomia de bateria, fones de ouvidos simples

Conclusão:

O Nokia Lumia 520 é uma boa opção de compra, possui um bom hardware sendo o smartphone com Windows Phone mais barato do mercado

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.