Como instalar aplicativos no Android via QR Code

O Android é uma plataforma bastante intuitiva e de fácil utilização, porém mesmo assim muitos usuários iniciantes acabam por ter dificuldades durante seu uso. Uma dificuldade muito comum por parte desses usuários é não saber como utilizar um QR Code para baixar jogos e aplicativos. E é por esse motivo que o Dicas para Android preparou um pequeno e simples tutorial de como fazer isso sem nenhuma complicação.

QR Code é um tipo de código de barras bidimensional bastante utilizado atualmente por alguns sistemas operacionais móveis para leitura de dados. Você pode por exemplo baixar um aplicativo específico bastando bater uma foto de um QR Code com seu celular.
qr code
Para que seu celular leia e interprete o QR Code, é necessário o uso de um aplicativo. Neste tutorial, vamos usar o Barcode Scanner que é compatível com todos os aparelhos Android disponíveis no Brasil.

Para instalar o Barcode Scanner, abra o aplicativo do Google Play no seu Android e pesquise pelo nome do software. Logo em seguida basta instalar e executar o programa.

Quando você abre o Barcode Scanner, a câmera do seu aparelho é automaticamente ligada. Direcione a câmera para o QR Code desejado e tire uma foto. Assim que ele for reconhecido pelo programa, clique no botão "Abrir browser". Logo em seguida você será redirecionado para a página do Google Play onde pode ser feito o download do aplicativo em questão.

Há diversas outras formas de instalar aplicativos em um celular Android, porém essa é a mais simples.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

3 Comentários

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

  1. Carlos Vinícius como faço pra baixar aplicativos pelo PC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosiel, infelizmente a Google não disponibiliza nenhum meio oficial de baixar os aplicativos pelo PC para posteriormente passar para o dispositivo com Android.

      Porém há uma possibilidade (não oficial) mas que funciona normalmente. Você precisa baixar o arquivo correspondente do app no formato APK. Para encontrá-los basta fazer uma rápida pesquisa no Google com os seguintes termos "NOME DO JOGO, apk" (sem aspas).

      Em seguida basta passar o arquivo para o smartphone ou tablet e instalar usando um gerenciador de arquivos comum.

      Vale ressaltar que é necessário sempre ter bastante cuidado com a origem dos arquivos, já que como não é um meio oficial, algum arquivo pode vir infectado.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Obrigado Carlos Vinícius.

    No começo achei que o Google não deixava baixar pelo PC por causa da pirataria, mas se for isso mesmo, dessa vez o Google se deu mal hein kkkk.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.