Nono dígito será implementado no Rio e ES ainda em 2013; Conheça o cronograma

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem (9) um relatório técnico que indica as datas que o nono dígito será inserido em regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. De acordo com o documento, as áreas com DDD 12 a 19, no Estado de São Paulo, terão o nono dígito inseridos a partir de 25 de agosto, enquanto que as áreas com DDD 21, 22 e 24, no Rio de Janeiro, e DDD 27 e 28, no Espírito Santo, em 27 de outubro.

O objetivo da Anatel é criar 3,5 milhões de novas linhas e, assim como ocorreu em São Paulo, a migração se dará de forma gradual. Durante o período de transição, que durará 40 dias, os clientes poderão realizar ligações também com oito dígitos. Nesse meio tempo, as chamadas serão interceptadas e os clientes orientados a acrescentar o número adicional.Ao final do prazo, o nono dígito se tornará obrigatória.

No restante do País, ainda não há nenhuma necessidade técnica que justifique tal implementação, entretanto a intenção da agência é padronizar a utilização de nove dígitos nas ligações. Dessa forma, a Anatel estima para o final de 2014 a data-limite para implantação do nono dígito no Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima; o final de 2015, em Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; e o final de 2016 no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.