Seu smartphone ou tablet já tem anti-vírus?

O mundo inteiro aderiu à moda dos smartphones e tablets. Inclusive os hackers! Cada dia mais, os bandidos estão explorando novos recursos para ataques maliciosos.

Você, com certeza, já deve ter sido vítima de algum ataque de vírus no seu computador. Tudo parece estar correndo bem, quando de repente, a máquina começa a ficar cada vez mais lenta, alguns programas travam, ou simplesmente deixam de abrir, mensagens de erro sem sentido surgem, até que chega a tenebrosa tela azul (no caso dos pcs). Parece um cenário de filme de terror.

Em geral, vírus, cavalos de tróia ou worms costumam ser chamados de malware. Há 55.000 malwares únicos, sendo liberados todos os dias na internet. Quase um por segundo!


Os malwares atacam tanto computadores solitários, como redes inteiras.


Antigamente os ataques se davam por demonstração de conhecimento, para penalizar usuários que não entendiam muito do sistema, ou simplesmente por diversão. Mas a coisa foi ficando séria. Arquivos confidenciais foram sendo roubados, dados bancários utilizados de má-fé, e isso é apenas o começo.

Existe inclusive um medo constante de que um ataque hackers seja capaz de derrubar a rede de energia de uma cidade inteira, ou o metrô. Mas parece que o novo alvo dos ladrões virtuais é mesmo o dispositivo móvel. Eles estão de olho, principalmente, na sua conta bancária.

"Sempre que se chega perto de outro dispositivo móvel que tenha sido infectado, você pode estar em risco. Se você tiver acabado de fazer alguma transação financeira via celular, é provável que consiga ser roubado apenas por estar próximo a um outro dispositivo infectado.", disse o vice-presidente da rede de segurança McAfee, Pat Calhoun.

A previsão é de que em 2013 haja um grande aumento em ataques à dispositivos móveis. Alguns serão crossovers de PCs, onde o acesso a suas fotos e dados serão mantidos, e usados para pedir o resgate.

"Fotos, documentos, tudo fica criptografado. Então você recebe um e-mail pouco agradável, que basicamente diz que por 79,95 dólares, você pode obter esses dados não criptografados de volta, basicamente, um pedido de resgate. Isso já acontece em dispositivos móveis", disse Calhoun.

Baixe um anti-vírus!

Bancos, e até mesmo operadoras de telefonia móvel estão em alerta, tentando filtrar esses malwares. Os especialistas em segurança recomendam aos consumidores controlar suas contas bancárias e outros dados pessoais. Por enquanto, a única medida recomendada é o uso de anti-vírus para dispositivos móveis, mas até mesmo esses softwares, ainda não estão tão preparados para a demanda que está por vir. É bom ficar ligado!

Danina

Achou ofensivo? Fale comigo e eu apago. Eu só não tenho como adivinhar que você não vai gostar.

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.