BOMBA - Celulares Chineses poderam deixar de funcionar no Brasil a partir de 2013 segundo Operadoras

Recentemente li esta noticia no Blog Conexão Blog 10 e fui apurar mais informações. Pelo que verifiquei as operadoras de telefonia móvel TIM, OI, VIVO e Claro anunciaram esta semana que a partir do primeiro semestre de 2013 irão bloquear os aparelhos chineses, o que elas chamam de "celulares falsos".

Os motivos para isto são que os aparelhos da China não são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), onde não há garantia de que o aparelho atenda aos requisitos técnicos de funcionamento exigidos no país.

Além disto as Operadoras alegam que acontecem "muitas quedas" de ligações com estes aparelhos, o que ocasiona um aumento no numero de reclamações dos consumidores destas empresas.

Como vai funcionar o bloqueio

As Operadoras pretendem investir 10 milhões de reais em um sistema de monitoramento que irá bloquear os aparelhos através do código IMEI. A Anatel possui uma relação de todos os modelos de celulares homologados no Brasil, juntamente com o código IMEI. O que sistema irá fazer uma verificação de chamadas feitas através dos celulares, se o código IMEI não constar na listade dispositivos homologados, o software vai bloquear o aparelho.

Este procedimento de verificação será realizado quando o usuário cadastrar um novo chip onde é necessário a habilitação de uma nova linha. Se for identificado que é um aparelho chines (como eles dizem "aparelhos falsificados"), a habilitação não será feita e o usuário será notificado.

Para quem já possui linha habilitada e utiliza um aparelho ilegal, poderá continuar usando após a implantação do sistema, pois não vão ser reconhecidos.

Minha Opinião

O que eu tenho a dizer sobre isto é muitas coisas, primeiro que o Brasil é uma piada!..Esse país não é sério!. Primeiro que essas empresas tem a cara de pau de falar que estes aparelhos entram em nosso país por meio de "contrabando", ou seja, estão falando que nós somos contra bandistas?! Bom vou dizer uma coisa, nunca afirmei que este tipo produto é pirata ou não, o que eu sei é que existe uma Lei de Importação onde podemos importar produtos em uma faixa de até U$$ 50 sem pagar impostos.

Esta regra de importação não permite a venda do produto importado, e devido a isto o aparelho entra no Brasil, mas a fiscalização para saber se a pessoa vai vender ou não fica por conta dos Orgãos Responsáveis. Outra coisa é culparem a má qualidade do produto justificando a queda de ligações. Eu falo isso como consumidor, estas Empresas de telefonia oferecem produtos e serviços em sua maioria são umas PORCARIAS! Isto mesmo, PORCARIAS! Tanto é que existe uma "tal Operadora" que foi acusada de derrubar as ligações dos clientes para fazer com o que o cliente gastasse mais . Agora me digam, será que a culpa é destes aparelhos "falsificados" a qual elas se referem?

Escrevi um artigo a alguns meses atrás, mencionando que a Anatel suspendeu a venda de novas linhas de algumas Empresas devido as reclamações dos consumidores referentes aos serviços prestados por elas. Isto demonstra claramente a falta de estrutura e má qualidade na prestação de serviço.

O Governo também informa que bloquear o uso dos aparelhos da China irá ajudar as Empresas de celulares de marca que estão sendo "prejudicadas" com este "comércio ilegal". A vão a MER....Este problema poderia muito bem ser resolvido se os governantes criassem vergonha na cara e diminuíssem os impostos, aumentando assim a produção de aparelhos, tornando-os mais baratos, gerando assim emprego e renda.

Esta mudança esta irá prejudicar muitas pessoas como usuários que possuem celulares chineses, vendedores que devem estes tipos de produtos, sendo não só o celular, mas também acessórios para eles dentre outros.

Desculpem pelas palavras pesadas e também pelo desabafo. Deixe seu comentário!

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

3 Comentários

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

  1. bem tenho um Nokia 5130 nusic express desde 2007 e paguei R$300,00 vale cada centavo , camera 2.0 megapixel , suporte para cartão de memoria até 4 gb é um celular voltado a parte de musica.

    ResponderExcluir
  2. ei cara tenho um S3 pirata mais quando eu entro na net aparece memoria insuficiente tem jeito ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Levi, infelizmente não há o que ser feito. O que recomendamos, é que você exclua todos os arquivos presentes na memória (caso tenha) para liberar espaço. Os aparelhos chineses de baixo custo, tem a memória interna baixa, o que leva ele a apresentar este erro.

      Um abraço

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.