Desbloqueio de celulares: direito do consumidor

Embora o desbloqueio de celulares já seja um assunto antigo, a situação continua a frustrar muitos consumidores da telefonia celular no Brasil.

A verdade é que embora a compra de aparelhos celulares desbloqueados já seja direito do consumidor desde 2008, quando foi decretado pela Resolução 477 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que as operadoras de celular deveriam efetuar o desbloqueio dos aparelhos a pedido do consumidor sem a cobrança de nenhuma taxa extra, a regra só começou a ser seguida com mais seriedade recentemente. Apesar da oi já vender aparelhos desbloqueados desde 2007, e a Tim desde de 2009, muitos clientes ainda reclamam da dificuldade para o desbloqueio gratuito de seus aparelhos.

Parte do problema é que além das operadoras omitirem ou não informarem os cosumidores sobre seus direitos, algumas operadoras também estão criando regras para evitar o desbloqueio imediato dos seus aparelhos.

Em um país onde 80% dos aparelhos celulares e Smartphones são pré-pagos, o brasileiro mal informado, acaba pagando bem mais na hora da compra, além de perderem a chance de aproveitar as inúmeras promoções interessantes oferecidas por diferentes operadoras (não é à toa que aparelhos com frequência dualband, triband e quadriband ficaram populares no Brasil).
É por isso que muitos consumidores acabam procurando outras alternativas para solucionar o problema.

Existem por exemplo vários sites na internet vendendo códigos para o desbloqueio e inúmeros grupos de discussão criados para ajudar aqueles que preferem evitar o pagamento de taxas e efetuar o desbloqueio sozinhos. Acontece que muitos desses usuários acabam esgotando o número de tentativas permitidas e bloqueando seus aparelhos permanentemente. Um aparelho celular BlackBerry por exemplo, que tem um código específico para o desbloqueio, permite somente cinco tentativas.Portanto, ficar atento às políticas incorretas das operadoras e conhecer melhor os direitos do consumidor são as melhores maneiras de evitar problemas maiores (sem falar da frustração).

Confira a tabela com informações sobre os modos de desbloqueio nas operadoras mais populares do Brasil:



Fonte: Xtorpedos

Gostou deste artigo?Deixe seu comentário!

Álvaro

Blogueiro, Youtuber, Dono de loja virtual, formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Pós-Graduado em Marketing Digital para autônomos, tem como principal paixão ajudar o próximo com seus conteúdo. É ateu e ama os animais. Facebook Linkedin

Postar um comentário

Antes de postar leia as regras:

- Não faça comentários repetidos;
- Não ofenda ninguém do Blog;
- Não responsabilizamos por links externos dos leitores;
- Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL"
- Para deixar sua URL comente com OpenID;

OBS: Comentários abusivos, xingamentos, insultos ou não serão tolerados e os comentários serão excluidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Entre para nosso canal no Telegram, e receba nossas notícias em primeira mão.